Impactos da pandemia no aprendizado dos estudantes brasileiros
desigualdades e desafios
Abstract
Este estudo busca investigar os impactos da pandemia de covid-19 no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio brasileiros, explorando também os efeitos desse período pandêmico nas desigualdades educacionais relativas ao aprendizado dos alunos. Para tal, analisam-se os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) durante os períodos pré e pós-pandemia, examinando os níveis de aprendizado alcançados pelos estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio em Língua Portuguesa e em Matemática. As análises exploram ainda as diferenças no aprendizado dos estudantes considerando a dependência administrativa da escola, a localização urbana ou rural e as unidades federativas. De modo geral, constata-se uma diminuição do percentual de alunos cuja proficiência alcança nível adequado de aprendizado na avaliação do Saeb em 2021, pós-pandemia, nos três anos/séries avaliados. Verificam-se desigualdades significativas no aprendizado dos estudantes entre as redes de ensino, escolas públicas urbanas e rurais e unidades federativas. Ao final, tecem-se considerações acerca dos desafios a serem enfrentados e das políticas/ações a serem consideradas no caminho de melhoria da aprendizagem de todos os estudantes da educação básica.
Downloads
Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.