Impactos da pandemia na alfabetização das crianças brasileiras
Abstract
Este estudo tem o objetivo de investigar os possíveis impactos da pandemia de covid-19 na alfabetização das crianças nas escolas brasileiras. Para tal, analisa as estratégias que foram adotadas pelas escolas de anos iniciais do ensino fundamental (EF) no País para a continuidade das atividades de ensino-aprendizagem de seus alunos, durante a suspensão das aulas presenciais causada pela pandemia, e busca verificar os possíveis reflexos dessas novas condições de ensino nos resultados da alfabetização das crianças, comparando dados dos períodos pré e pós-pandemia. Os resultados indicam severas desigualdades na oferta de estratégias de ensino e aprendizagem durante a suspensão das aulas presenciais entre escolas, redes de ensino, regiões e unidades federativas. No que diz respeito aos resultados da alfabetização das crianças nos períodos pré e pós-pandemia, constata-se um aumento considerável, a partir de 2021, no percentual de crianças que não sabem ler e escrever no País, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-c). Seguindo essa tendência, os resultados comparativos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – 2º ano do EF de 2019 e 2021 evidenciam que aumentou o percentual de alunos cuja proficiência em Língua Portuguesa está localizada nos níveis mais baixos da escala do Saeb, em que os estudantes não demonstram possuir habilidades básicas, como escrever palavras com correspondências regulares entre letras e fonemas a partir de ditados. Desigualdades significativas são verificadas ao se considerarem as regiões geográficas, os entes federativos, o local de residência (rural ou urbano) e a raça/cor das crianças. De modo geral, os resultados sugerem que houve um aumento nas desigualdades após a pandemia.