A educação profissional no Japão
configuração, desenvolvimento e sinalizações para o Brasil
Abstract
O estudo investiga a configuração e o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica (EPT), chamada educação vocacional/profissional no Japão, país que protagonizou transformações impressionantes na segunda metade do século 20, que resultaram em um rápido e excepcional desenvolvimento econômico e social. A investigação se inicia no período pós-Segunda Guerra Mundial, quando o país começa sua reconstrução concentrando esforços na educação, e transcorre pelas mudanças ocorridas na EPT japonesa até o século 21. Partindo da apreciação da evolução da educação vocacional/profissional no período pós-guerra e sua inserção no processo de desenvolvimento social e econômico do país, apresenta a forma como a EPT foi progredindo na sociedade japonesa e como o país tem lidado, em suas políticas educacionais, com as rápidas transformações trazidas pela era da informação e globalização, característica do século 21. Ao final, fazem-se considerações sobre aspectos da educação profissional japonesa e sua evolução, buscando contribuir para o debate relacionado ao presente e ao futuro da EPT e para a consolidação de um corpo de conhecimentos que possa oferecer informações relevantes à formulação e à execução
de políticas e ações destinadas ao fortalecimento da EPT no Brasil.