Aspectos da educação ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemática

  • Daniana de Costa Escola Básica Municipal Irmã Cecília, São Lourenço do Oeste. Santa Catarina, Brasil. 
  • Edilson Pontarolo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco, Paraná, Brasil.
Palavras-chave: ensino de matemática, prática pedagógica, meio ambiente.

Resumo

Pesquisa sobre a prática da educação ambiental na disciplina de Matemática por meio da modelagem matemática. Apresenta e discute as implicações desse processo sob as perspectivas conservadora e crítica da educação ambiental e de aspectos teórico-metodológicos da modelagem matemática. A pesquisa foi realizada com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Os dados foram coletados via questionários semiestruturados, registros em diário de campo e entrevista de grupo focal, os quais foram submetidos à análise de conteúdo. Na percepção dos estudantes, a questão não é apenas de ordem natural, mas também socioambiental. Apesar dos registros de comportamentos relacionados a cuidado com a natureza, atitudes e conscientização, houve registros reflexivos e críticos sobre o meio ambiente. Os estudantes apresentaram melhor compreensão da realidade ambiental e da matemática por meio da modelagem matemática. 

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Biografia do Autor

Daniana de Costa, Escola Básica Municipal Irmã Cecília, São Lourenço do Oeste. Santa Catarina, Brasil. 

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco, Paraná, Brasil.

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pato Branco, Paraná, Brasil.

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
17-04-2019
Como Citar
DE COSTA, D.; PONTAROLO, E. Aspectos da educação ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, 17 abr. 2019.
Seção
Estudos