Aprendizagem profissional no Brasil

uma estratégia de educação e trabalho

  • Susiane de Santana Moreira Oliveira da Silva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Ana Elizabeth Maia de Albuquerque Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Marilza Machado Gomes Regattieri Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
  • Cláudia Maria Mendes de Araújo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
  • Robson dos Santos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: aprendizagem profissional, educação profissional e tecnológica, educação e trabalho

Resumo

A aprendizagem profissional é uma estratégia de educação que integra o saber-fazer com vivência aplicada no ambiente de trabalho, visando preparar jovens para inserção laboral de maneira mais integrada e qualificada. As recentes mudanças na legislação, especialmente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, reforçam a importância da aprendizagem, permitindo que atividades do contrato de aprendizagem contem para a carga horária da educação profissional técnica de nível médio e, consequentemente, para o ensino médio quando desenvolvido com o itinerário da formação técnica e profissional, promovendo uma maior conexão entre educação e trabalho e facilitando a continuidade dos estudos. Os dados analisados destacam a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social, sublinhando o papel da aprendizagem profissional na promoção da equidade. Entretanto, embora seja uma oferta educativa relevante e uma das políticas públicas da educação profissional e tecnológica mais perenes, não está contemplada no atual Plano Nacional da Educação.

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Biografia do Autor

Susiane de Santana Moreira Oliveira da Silva, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisadora-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ana Elizabeth Maia de Albuquerque , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisadora-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília (IFB); mestra e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Marilza Machado Gomes Regattieri, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)

Especialista em Educação Profissional e Tecnológica no Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); mestra em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Cláudia Maria Mendes de Araújo, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)

Especialista em Educação Profissional e Tecnológica no Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); especialista em Psicopedagogia e em Desenvolvimento e Gestão da Educação Profissional pela Universidade de Brasília (UnB).

Robson dos Santos, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB).

Publicado
27-12-2024