Nível socioeconômico das escolas brasileiras

metodologia para ampliar sua cobertura e potenciais usos

  • Maria Teresa Gonzaga Alves Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Clarissa Guimarães Rodrigues Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Adriano Souza Senkevics Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: nível socioeconômico, educação básica, desigualdades sociais, Teoria de Resposta ao Item

Resumo

Este estudo apresenta a metodologia e os resultados de um indicador de nível socioeconômico (NSE) para o total de 164.840 escolas brasileiras com matrículas de escolarização, em funcionamento no ano de 2021. Foram utilizados indicadores primários, calculados com dados de questionários respondidos pelos estudantes nas avaliações e exames nacionais, e indicadores secundários - que caracterizam o contexto social das escolas, como os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) -, além do NSE de estudantes transferidos entre estabelecimentos de ensino. Esses indicadores foram agregados em uma escala de NSE por meio de um modelo de respostas graduais da Teoria de Resposta ao Item. A metodologia deu visibilidade às escolas pequenas ou de áreas remotas que, até então, eram invisíveis para as políticas públicas, uma vez que elas não participam das avaliações e exames educacionais. A relação entre resultados educacionais e o NSE representa as desigualdades do País. É possível concluir que o NSE das escolas tem utilidade para a pesquisa acadêmica e potencial para contribuir com o aperfeiçoamento das políticas públicas que visam a reduzir as desigualdades educacionais.

Dados da pesquisa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Gonzaga Alves, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Diretora de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); doutora em Educação pela UFMG

Clarissa Guimarães Rodrigues, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisadora-Tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); doutora em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Adriano Souza Senkevics, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador-Tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado
21-12-2023