Expansão-interiorização-democratização

o desafio da redução das desigualdades territoriais e socioeconômicas de acesso à educação superior no brasil (2003-2015)

  • Alexandre Ramos de Azevedo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Hustana Maria Vargas Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: educação superior, desigualdades de acesso, expansão, interiorização, democratização

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar estratégias ou ações que possam contribuir para a redução das desigualdades de acesso à educação superior, partindo da hipótese de que, no período entre 2003 e 2015, teriam sido implementadas ou desenvolvidas iniciativas importantes neste sentido, as quais produziram um ciclo de expansãointeriorização- democratização do acesso à educação superior que não foi a simples continuidade do ciclo de expansão iniciado nos anos de 1990 (Senkevics, 2021). A pesquisa foi desenvolvida sob abordagem, ao mesmo tempo, qualitativa e quantitativa, tendo em vista a associação de pesquisa documental e bibliográfica com análise dos dados produzidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O referencial teórico adotado baseou-se no conceito de “efeitos de lugar” (Bordieu, 2012; 2013; Azevedo; Vargas, 2023), que inclui os conceitos correlatos de “espaço social reificado” e “espaço físico apropriado”, considerando a indissociabilidade entre o espaço físico e espaço social, e que a desenvoltura dos agentes diante dos desafios territoriais irá depender da posse de diferentes capitais – econômico, cultural, social e simbólico. Apesar de considerar as múltiplas dimensões da desigualdade de acesso à educação superior, as análises quantitativas priorizaram as desigualdades territoriais e socioeconômicas, fazendo uso de duas variáveis: localização geográfica e renda domiciliar per capita. Como resultado da investigação, consideramos ter comprovado a hipótese de novo ciclo de expansãointeriorização- democratização, fruto de ação intencional operada dentro dos governos Lula e Dilma (Haddad, 2005; 2008). Contudo, as análises de dados revelaram que a redução das desigualdades de acesso à educação superior não foi homogênea para todas as localizações geográficas, principalmente quando acrescentamos a variável renda domiciliar per capita, fato que deve ser levado em consideração no planejamento e implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Ramos de Azevedo, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador-Tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); pedagogo e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); especialista em Análise de Dados em Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap); doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Hustana Maria Vargas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Publicado
21-12-2023