A trajetória dos estudantes de pós-graduação stricto sensu no Brasil

atrito e tempo para conclusão nos cursos de mestrado e doutorado

  • Daniel Gama e Colombo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: atrito, pós-graduação, tempo para conclusão, trajetória educacional

Resumo

A taxa de atrito e o tempo para conclusão nos cursos de mestrado e doutorado são temas recentes que vêm sendo investigados em diferentes países, mas que até o momento foram negligenciados pela literatura brasileira. Este artigo apresenta um primeiro esforço de investigar essas questões no País, traçando um panorama geral da trajetória dos alunos de pós-graduação stricto sensu. Para isso, é apresentado um resumo da literatura internacional no tema, além de um conjunto inicial de estatísticas descritivas, com base em microdados identificados dos estudantes. A taxa de atrito nos dois níveis encontra-se em torno de 12%, número relativamente baixo se comparado com aqueles reportados em outros países. A proporção de alunos que abandonam ou são desligados tende a aumentar com o tempo no curso, sendo ainda observada uma taxa de atrito inferior para mulheres, alunos mais jovens e estudantes de instituições públicas. A maior parte dos alunos titulados no mestrado conclui o curso até o fim do terceiro ano após o ingresso, enquanto no doutorado isso ocorre até o fim do quinto ano. Não foram encontrados indícios de que o tempo para conclusão possa estar relacionado ao sexo, à idade dos estudantes e à natureza jurídica das instituições de ensino. O artigo aponta diferentes direções para futuras pesquisas, para que se possa avançar na compreensão da trajetória dos estudantes brasileiros de pós-graduação.

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Biografia do Autor

Daniel Gama e Colombo, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Doutor em economia do desenvolvimento pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em direito econômico pela Faculdade de Direito da USP. É da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em exercício no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), atuando na Diretoria de Estudos Educacionais (Dired).

Publicado
27-11-2019