A Pós-Graduação de Professores da Educação Básica

Uma Revisão de Literatura

  • Maria Regina Viveiros de Carvalho Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: curso de pós-graduação, educação básica, formação do professor

Resumo

Discute um dos objetivos da Meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), que diz respeito à formação em nível de pós-graduação dos professores da educação básica, analisa os argumentos que embasam as políticas sobre o assunto, investiga os eventuais resultados dessas políticas e verifica se essa formação é traduzida em melhores resultados educacionais. Selecionou-se um conjunto de 63 estudos sobre o tema, que foram organizados e classificados segundo o tipo e a natureza de pesquisa, os indicadores e os resultados obtidos. Os estudos qualitativos apresentaram resultados positivos para as políticas de pós-graduação de professores e, na grande maioria, não encontraram efeitos importantes, com algumas exceções para formação em ciências e matemática. Recomenda-se o desenvolvimento de pesquisas que avaliem com maior sensibilidade as implicações e o valor agregado pela formação pós-graduada do professor da educação básica.

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Biografia do Autor

Maria Regina Viveiros de Carvalho, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Maria Regina Viveiros de Carvalho é mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília (UnB), pesquisadora no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, com atuação na Diretoria de Estudos Educacionais (Dired).

Publicado
22-11-2019