Gastos Públicos em Educação no Brasil 2013 a 2016

  • Rafaela Campos Sardinha Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Marcelo Lopes de Souza Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Resumo

Apresenta os resultados dos indicadores de gasto público em educação e educação pública entre 2013 e 2016, produzidos no contexto do Relatório do 2º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2018, publicado pelo Inep. Os resultados são preliminares e não oficiais, devido a uma das fontes de dados ser distinta da utilizada pelo instituto. No artigo, os dados dos estados e DF são provenientes do Finbra, enquanto a metodologia oficial do Inep extraiu os dados do Siope. Os resultados revelam o crescimento do indicador de gasto público em educação pública proporcional ao PIB em 0,2 p.p. e a elevação em 0,5 p.p. do gasto público em educação proporcional ao PIB no período. Em termos reais, embora o gasto público em educação tenha crescido 2,4%, o gasto público em educação pública apresentou queda de 0,4%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Campos Sardinha, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Doutoranda e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Marcelo Lopes de Souza, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Mestre em economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Publicado
22-11-2019