Panorama dos alunos de educação em tempo integral no brasil

proposta de análise das estratégias da meta 6 do plano nacional de educação no período de 2014/2019

  • Gabriela Thamara de Freitas Barros Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Adolfo Samuel de Oliveira Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: educação em tempo integral, metas e estratégias educacionais, Plano Nacional de Educação

Resumo

O objetivo deste estudo é traçar um panorama dos alunos de educação em tempo integral (ETI) no Brasil, transcorridos cinco anos do Plano Nacional de Educação (PNE) – 2014/2019 –, e se apresenta como a continuidade da publicação: “Panorama das escolas de educação em tempo integral no Brasil: proposta de análise das estratégias da Meta 6 do PNE no período de 2014/2019”. Os resultados relacionados aos alunos são apresentados desagregados por etapas da educação básica e por redes de ensino (públicas e privada). As análises se apoiam em um conjunto de variáveis demográficas e socioespaciais e são apresentadas neste trabalho para o Brasil, porém, nas planilhas que acompanham o estudo, há também dados de unidades da Federação e municípios. Busca-se apontar caminhos para a análise da situação da ETI, com destaque para algumas de suas estratégias, conforme Meta 6 do PNE; subsidiar o aprimoramento ou a reorientação de programas e ações relativos à promoção equitativa da ETI nas escolas; e fornecer informações para os entes federativos utilizarem em suas conferências educacionais.

Download das planilhas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Thamara de Freitas Barros, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Mestre em Métodos e Gestão em Avaliação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Adolfo Samuel de Oliveira, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Sociólogo e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Inep, atuando na Diretoria de Estudos e Pesquisas Educacionais (Dired).

Publicado
29-04-2022