• Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
    v. 1 (2018)

    Este primeiro volume dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, produção da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destinado à publicação de estudos e pesquisas voltados à análise, ao monitoramento e à avaliação de políticas educacionais, programas e planos de educação, dedica-se à divulgação de estudos e pesquisas, produzidos no biênio 2017-2018, que examinam temas e questões proeminentes relacionados ao sistema educacional brasileiro, às políticas educacionais e ao Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024). Destacam-se artigos com análises de dados educacionais, especialmente os produzidos pelo Inep, que apresentam evidências e iluminam o debate sobre questões de importância singular para o panorama educacional brasileiro, bem como análises que aprofundam a compreensão das metas do PNE e propõem a discussão de questões teóricas e/ou metodológicas relacionadas aos indicadores de monitoramento das metas do Plano utilizados no Relatório do 2º ciclo de monitoramento das metas do PNE – 2018, produzido pelo Inep.

  • Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
    v. 2 (2019)

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vem a público entregar mais uma de suas produções institucionais, o volume 2 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. A instituição materializa, nesta publicação, uma de suas primordiais atribuições regimentais: produzir e disseminar informações, diagnósticos, estudos e pesquisas para subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas e programas em educação.

  • Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
    v. 3 (2019)

    Há uma inescapável relação entre Educação e Transformação. Essa relação se processa de maneira controversa: se por um lado a educação objetiva transmitir às novas gerações o conjunto de conhecimentos acumulados pela civilização, buscando conservar a sua herança cultural, por outro introduz o espírito da inovação, da superação dos saberes já constituídos, das mudanças de comportamentos que irão conduzir a sociedade à sua transformação. Não escapando a essa perspectiva, a Pesquisa em Educação relaciona-se ainda mais intimamente com a Transformação, conectando os tempos históricos distintos, nos quais investiga-se o Passado, para compreender o Presente com a perspectiva da construção do Futuro.

  • Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: Cenários do Direito à Educação
    v. 3 n. 4 (2021)

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vem a público apresentar mais um número do Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – Cenários do Direito à Educação, publicação que, de modo responsivo, atende às determinações do artigo 4º da Lei nº 13.005/2014, o Plano Nacional de Educação (PNE), fornecendo mais um conjunto de pesquisas relacionadas aos campos de estudos formados com base nas metas do PNE e nas políticas públicas dele decorrentes.

    Uma publicação de interesse de gestores educacionais das esferas federal, estadual e municipal, parlamentares, entidades da sociedade civil, pesquisadores, técnicos, profissionais da educação, estudantes e sociedade em geral. A partir do ano de 2021 apresenta uma novidade: a coleção se transforma em série e recebe ISSN e identificação digital para todos os seus artigos e para cada número, facilitando a busca em bases indexadoras e nas citações.