Impactos da pandemia no aprendizado dos estudantes brasileiros

desigualdades e desafios

  • Alvana Maria Bof Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Gustavo Henrique Moraes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: covid-19, aprendizagem, ensino fundamental, ensino médio, educação básica, desigualdade

Resumo

Este estudo busca investigar os impactos da pandemia de covid-19 no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio brasileiros, explorando também os efeitos desse período pandêmico nas desigualdades educacionais relativas ao aprendizado dos alunos. Para tal, analisam-se os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) durante os períodos pré e pós-pandemia, examinando os níveis de aprendizado alcançados pelos estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio em Língua Portuguesa e em Matemática. As análises exploram ainda as diferenças no aprendizado dos estudantes considerando a dependência administrativa da escola, a localização urbana ou rural e as unidades federativas. De modo geral, constata-se uma diminuição do percentual de alunos cuja proficiência alcança nível adequado de aprendizado na avaliação do Saeb em 2021, pós-pandemia, nos três anos/séries avaliados. Verificam-se desigualdades significativas no aprendizado dos estudantes entre as redes de ensino, escolas públicas urbanas e rurais e unidades federativas. Ao final, tecem-se considerações acerca dos desafios a serem enfrentados e das políticas/ações a serem consideradas no caminho de melhoria da aprendizagem de todos os estudantes da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvana Maria Bof, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Educação pela The George Washington University (Estados Unidos).

Gustavo Henrique Moraes, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Publicado
02-01-2023