Impactos da pandemia na educação escolar indígena

  • Márcio Alexandre Barbosa Lima Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Robson dos Santos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Resumo

O direito à organização escolar própria é uma conquista importante dos povos indígenas nas últimas décadas, mas as condições adequadas para sua concretização ainda não se materializaram. O contexto pandêmico fez emergir ainda mais as desigualdades e as restrições que marcam as condições de oferta da educação escolar indígena. Para compreender esse cenário, este trabalho descreve como se caracteriza a referida modalidade, especialmente no que diz respeito às condições dos estabelecimentos de ensino; analisa como tais escolas apresentam limitações no tocante aos recursos disponíveis; descreve quais estratégias de reorganização em seu funcionamento e no trabalho pedagógico foram adotadas na pandemia; e examina como as limitações e precariedades prévias podem ter se alterado durante o período de fechamento das instituições de educação escolar indígena. Os resultados apontam para a existência de restrições nos recursos disponíveis às escolas; de elevado tempo de reação visando à organização do ensino remoto, comparativamente às demais escolas; de média elevada de dias parados; e de poucas alterações na infraestrutura disponível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Alexandre Barbosa Lima, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Robson dos Santos, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB).

Publicado
29-12-2022