É possível erradicar o analfabetismo absoluto no brasil até 2024?

  • Bolivar Alves Oliveira Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: erradicação do analfabetismo, Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação, Plano Distrital de Educação

Resumo

Um dos objetivos da Meta 9 do atual Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) é a erradicação do analfabetismo absoluto até 2024. Em 2021, havia no Brasil quase 9,9 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever. É possível, até 2024, alfabetizar todo esse contingente de analfabetos? Neste artigo, argumenta-se, com base nas séries históricas dos quantitativos de analfabetos, de 2012 a 2021, em nível Brasil, regiões, unidades federativas e por grupos etários (adolescentes de 15 a 18 anos; jovens de 19 a 29 anos; adultos de 30 a 59 anos; e idosos de 60 anos ou mais), bem como nos números de adolescentes, jovens, adultos e idosos analfabetos fora e dentro da escola, em 2021, que o fenômeno do analfabetismo absoluto ainda persistirá em todas essas populações etárias. No plano formal, chega-se à mesma conclusão, ao serem analisadas as estratégias da Meta 9 do PNE 2014-2024 e as metas dos respectivos planos estaduais e distrital de educação, voltadas para a erradicação do analfabetismo absoluto nos estados e no Distrito Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bolivar Alves Oliveira, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e pesquisador na Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Realizou estágios pós-doutorais no Instituto de Física Teórica da Universität Stuttgart, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade de Campinas e no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado
29-04-2022