O ENCCEJA e a Educação de Jovens e Adultos

uma análise do perfil dos participantes e dos motivos do abandono

  • Robson dos Santos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Priscila Pereira Santos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: Abandono escolar; educação de jovens e adultos; Encceja; motivos de abandono.

Resumo

Este trabalho analisou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tendo como fio condutor sua inserção no campo das políticas de educação de jovens e adultos, o perfil de seus participantes por etapa de certificação (fundamental ou médio) e os motivos que esses participantes listam para ter deixado de frequentar a escola. Trata-se de uma análise descritiva que utilizou dados do exame relativos aos anos de 2018 e 2019. A pesquisa ressalta o crescimento ocorrido no número de inscritos e destaca como o processo de avaliação precisa ser tomado por vários ângulos, de modo a compor um quadro mais acurado sobre os sentidos do exame como política educacional. Nessa direção, inclusive, são analisados outros aspectos, como o perfil etário dos participantes, fato compreendido, geralmente, como “juvenilização” da EJA. Conclui-se que esse aspecto deve ser tomado também à luz das políticas de correção de fluxo e de enfrentamento da distorção idade-série. Já a análise do abandono aponta a relevância de fatores como o trabalho, o tempo, os rendimentos e a família. A desagregação dos dados sobre abandono por gênero mostrou também variações importantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson dos Santos, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Doutor em Sociologia e em Política Social. Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), atuando na Diretoria de Estudos Educacionais (Dired).

Priscila Pereira Santos, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Doutora em Sociologia, mestre em Administração Pública. Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), atuando na Diretoria de Estudos Educacionais (Dired).

Publicado
22-04-2021