Estudo comparativo entre os procedimentos metodológicos e os resultados dos indicadores de monitoramento da Meta 17 do Plano Nacional de Educação

  • Mariano Laio de Oliveira
Palavras-chave: indicadores de remuneração, remuneração docente, valorização docente

Resumo

Este artigo objetiva comparar os procedimentos metodológicos e os resultados dos indicadores de monitoramento da Meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tendo em vista a substituição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) efetivada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Durante os anos de 2012 e 2015, período em que as pesquisas foram realizadas concomitantemente, verificou-se que o indicador calculado com dados da Pnad apresentou percentuais mais elevados do que o indicador da Pnad Contínua. No entanto, os rendimentos brutos médios mensais mensurados pelo indicador da Pnad, tanto para os profissionais do magistério da educação básica como para os demais profissionais, apresentaram valores reais inferiores aos observados pelo indicador da Pnad Contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariano Laio de Oliveira

Mariano Laio de Oliveira é graduado em ciências econômicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), em geologia pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em administração pública pela UnB. É da carreira de Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dedica-se a temas como remuneração e carreiras dos profissionais do magistério e financiamento da educação com ênfase no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Publicado
22-11-2019